FESTA DA PENHA 2023

A Festa da Penha, aqui no Espírito Santo, tem o poder de atrair uma multidão de fiéis que buscam demonstrar sua fé e devoção. Além de todo o significado religioso, essa festa também é importante por diversos motivos.

Nesses momentos, o aumento do fluxo de pessoas permite impulsionar o turismo local gerando benefícios econômicos, que vão desde a demanda por hospedagem, alimentação, até ao comércio local. E uma vez bem acolhidos, os turistas podem se tornar visitantes regulares, promovendo o desenvolvimento socioeconômico da região.

A FESTA DA PENHA: História e Devoção

Uma das mais tradicionais do Brasil, a Festa da Penha, tem duas origens no período colonial brasileiro. Anualmente, milhares de devotos são atraídos para Vila Velha onde buscam expressar toda a sua devoção a Nossa Senhora da Penha, Padroeira do Espírito Santo.

Trazida pelo Frei Pedro Palácios, a imagem de Nossa Senhora das Alegrias foi trazida no período colonial. Ela recebeu o nome de Nossa Senhora da Penha (Penha = Pedra) pela localização da capela, edificada no cume do penhasco, a 154 metros de altitude.

Além de templo religioso, o Convento da Penha conta ainda com diversos espaços: Sala de Exposição, a Gruta Do Frei Pedro Palácios, Ladeira da Penitência, Museu, Sala dos Milagres e o Campinho.

E é justamente nesse último espaço, que há 25 anos, fica exposto o Terço de Nossa Senhora durante a Festa da Penha. Que esse ano, ganho um pouquinho dos nossos traços geométricos tão característicos.

FESTA DA PENHA 2023: 25 ANOS DO TERÇO

A Inis Brunelli e Osmar são os responsáveis pelo Terço há 25 anos. E esse ano, nos convidaram para estar com eles nesse momento especial.

Para isso, reproduzimos o nosso Troféu Nossa Senhora da Penha que já havíamos criado, em cores reais e em escala muito maior: 2 metros de altura.

Foi um desafio enorme que só foi possível graças a toda equipe de voluntários, em especial a Inis, que abriu as portas do atelier dela e tivemos o prazer de trabalhar em parceria por alguns dias!

Ver a medalha pronta no convento, compondo o Terço Gigante, foi verdadeiramente emocionante!

DESDE 2019

Caso você esteja pensando que essa é a nossa primeira participação na Festa da Penha, está enganado.

Lá em 2019, fomos convidados para criar os Presentes para alguns convidados da Festa. Nos baseamos na identidade daquele ano e criamos o Troféu Festa da Penha.

E no final foi um verdadeiro sucesso, que ainda encanta muitas pessoas por aqui, já que ela está disponível lá no nosso site.

Um fato importante sobre ela, essa foi a peça escolhida para ser o presente de Dom Dario Campos para o Papa Francisco, em visita a Roma (você confere essa história clicando aqui).

A realização de uma festa religiosa, que atraia milhares de pessoas para uma cidade, pode trazer uma influencia positiva tanto na fé dos fiéis, quanto fomentar a economia local. Além de ser uma oportunidade de participar de todos os momentos religiosos e elevar suas preces, os turistas devotos podem ainda impactar na economia local de forma positiva.

Em um mundo pós-pandemia, a realização de uma festa religiosa pode ser um momento de inspiração, renovação e esperança tanto para os fiéis quanto para a comunidade em geral.

Até o próximo post!

Fonte: Imagem do convento – Pé na Estrada: https://www.penaestrada.blog.br/visitar-o-convento-da-penha/

Imagem Papa: Vatican News https://www.youtube.com/watch?v=U6H2zTB_Lbw

2 comentários em “FESTA DA PENHA 2023

  1. sklep says:

    Wow, amazing weblog format! How lengthy have you been running a blog for?
    you make blogging glance easy. The total look of your website is magnificent, as well as the content material!
    You can see similar here sklep internetowy

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *