Quando o nosso Presente Religioso foi entregue ao Papa

Presentear é uma forma de demonstrar carinho por uma pessoa, e um presente religioso, é um jeito diferente de demonstrar a devoção.

Agora, imagina a nossa emoção quando um dos nossos Presentes Religiosos chegou ao Papa?! E é essa história que eu vou te contar agora, que foi possível graças a Erica Semião, nossa cliente.

presente-religioso-entregue-ao-papa

Momento da entrega do Troféu Festa da Penha para o Papa Francisco. Fonte: Reprodução Vatican News

Visita Ad Limina Apostolorum

A cada 05 anos, acontece o Encontro dos Bispos lá em Roma, que tem como ponto alto o encontro com o Papa Francisco. Dentre os assuntos que eles conversam, a apresentação do Relatório Pastoral das Arquidioceses, é um dos momentos mais esperados.

E como o Papa não consegue atender todo mundo de uma vez, existem dias específicos para cada região. E para as Arquidioceses do Espírito Santo e Minas Gerais, esse encontro aconteceu em outubro de 2022.

Além da reunião, é claro que também tem um tempinho reservado a entrega dos presentes levados pelos Arcebispos. Dentre favoritos, se destacam as Túnicas e os crucifixos, todos feitos com muito carinho e carregando muita regionalidade desses estados.

O Presente Religioso da Arquidiocese de Vitória

Dom Dario Campos, é o Arcebispo da Arquidiocese de Vitória, e como tal, esteve presente na Visita Ad Limina. Em meio a tantas opções de presentes para o Pontífice, eis que surge a Erica Semião nessa história.

A Erica é responsável por vários eventos importantes do estado, dentre eles, A Festa da Penha, a terceira maior festa religiosa do Brasil e a mais importante do nosso estado.

Você pode não saber, mas lá em 2019, a pedido da organização desse evento, criamos peças inspiradas nessa Festa tão bonita, para presentear alguns convidados. E foi justamente essa peça, que a Erica sugeriu que Dom Dario levasse de presente para o Santo Papa.

Foi uma felicidade imensa ver as imagens do Papa tendo contato com a nossa arte.

Troféu-festa-da-penha-presente-religioso-para-o-papa
Troféu Festa da Penha inspirado na Logo do Evento

Relatos de Dom Dario  

Após retornar de viagem em novembro, Dom Dario celebrou uma Missa de Ação de Graças pelos trabalhos Pastorais da Área da Serra, e contou aos presentes, um pouco sobre a Visita Ad Limina.

Disse, que ao entregar o presente, explicou ser de uma Artista Capixaba e que a peça, fazia referência a uma grande festa que recebia muitos devotos de todo o estado.

Dario contou que o Pontífice ficou encantado com o presente, e que perguntou como a artista, poderia ter feito uma arte tão bonita. Completou ainda, afirmando que ele mesmo, também achou a arte muito bonita e, que gostaria de agradecer a artista que criou a peça.

Por coincidência, haviam colaboradores do Escritório presentes nessa Missa. Ao se apresentarem a Dom Dario, este deu um abraço caloroso, e disse para enviar os cumprimentos dele a Vivian Chiabay, agradecendo  imensamente pelo presente.

Foi emocionante para todos os envolvidos, ver um dos nossos Presentes Religiosos chegar ao Papa Francisco, lá em Roma.

Esse foi o resultado de muito trabalho duro e empenho por aqui. E claro, existem pessoas que podem falar que foi “sorte”. Mas é como sempre falamos por aqui:

Quanto mais você trabalha duro, mais sortudo você fica!

Até o próximo post.

FONTES:

Arquidiocese de Vitória: https://www.aves.org.br/dom-dario-ja-esta-em-roma/

Vatican News: https://www.youtube.com/watch?v=U6H2zTB_Lbw

Canção Nova: https://noticias.cancaonova.com/igreja/bispos-de-minas-gerais-e-espirito-santo-iniciam-visita-a-roma/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *