Dicas de decoração para apartamento alugado

Quem nunca quis ter um cantinho para chamar de seu, que atire a primeira pedra. E como comprar um apartamento requer muito investimento, uma opção para conquistar essa independência, com um custo menor, é alugar.

Mas, por ser um imóvel que “já vem pronto” podem existir coisas nele que não te agradam totalmente, como um papel de parede muito decorado ou um piso meio antiquado.

E mesmo sendo um espaço alugado, que não é totalmente seu (mas que é seu, por um tempo), você pode dar o seu toque e deixar a sua personalidade aparecer por meio da decoração. Afinal, você tem que viver em um lar que se sinta bem e que possa receber seus amigos e familiares da melhor forma.

Mas como fazer isso sem fazer uma reforma daquelas?

Para te ajudar, separei aqui algumas soluções rápidas e fáceis que vão deixar o seu espaço mais aconchegante e com a sua cara, que vão até fazer você esquecer de que está em um apartamento alugado. Vai ser uma decoração de apartamento alugado antes e depois de impressionar!

01. Não economize nas cores das paredes

Essa é a transformação mais rápida que você pode fazer na decoração do seu espaço. E vamos combinar né, ficar com uma parede branca não é legal.

Você pode quebrar o gelo e imediatamente tirar a “cara” de site de imobiliária da sua casa usando tinta nas suas paredes. Além disso, o investimento em pintura geralmente é baixo, e faz um efeito incrível!

E você sabia que as cores passam sensações diferentes para cada ambiente?! Pois é, a decoração pode ser mais vibrante ou mais tranquilo. Para cada ambiente ser único, você pode variar o local da tinta: pode ser a parede toda, ou meia parede, e até uma diagonal ou um detalhe.

E a parte legal é escolher a cor, pensar em uma que reflete bem a sua personalidade, a Suvinil e a Coral tem uma cartela gigante de cores, então, sem desculpa!

decoração do apartamento alugado item 01- não economize nas cores das paredes

E um última dica sobre as cores: fique atento ao tom que você vai escolher, quanto mais escura for a cor, para conseguir um efeito mais uniforme, você terá que aplicar mais demãos.

02. Abuse de arte nas paredes

decoração do apartamento alugado item 02- abuse das artes nas parede

Morando de aluguel, o ideal sempre é “gastar” em coisas que você consegue levar pra outro lugar. No geral, as peças de arte tem esse poder de deixar a decoração da sua casa com personalidade e memória afetiva.

E você não perde isso, já que pode levar esses itens para onde for!
Por isso vale usar a criatividade: um painel nosso, um pôster, um adorno comprado em viagem… Para evitar bagunça, você nem precisa furar a parede, muitas vezes a fita adesiva 3M funciona perfeitamente!

03. O coringa na decoração do apartamento alugado: Luminária de trilho

item 03 utilize luminária de trilho

Uma iluminação bem escolhida consegue transformar qualquer ambiente e deixar ele mais aconchegante. Por isso, não fique refém dos poucos pontos existentes em apartamentos alugados.

Para conseguir esse feito, invista em luminária de trilho e crie ambiências diferentes num espaço. A Instalação é bem simples, e quando precisar sair do apartamento, você pode levar o trilho pra onde for. Outro ponto positivo desse tipo, é que você consegue fazer uma iluminação indireta (aquela que é mais suave), caso decida voltar os spots para a parede.

E por fim, não podemos nos esquecer dos abajures de chão ou mesa, que também são ótimos investimentos na decoração para quem mora em um apartamento alugado. Lugares como cabeceira da cama e lado do sofá, são ótima pedida para essa iluminação mais baixa, mais próxima do morador.

04. Aposte em tecidos

Os tecidos são importantes já que ajudam a “esquentar” os ambientes, e por isso são conhecidos por deixarem o ambiente mais confortáveis e muito mais aconchegantes. Seja no chão, na paredes e ou sobre os móveis, tudo pode ter um pouquinho de tecido.

  • Tapetes: São ótimos para esconder imperfeições do chão. Então, caso não estiver gostando do piso, os tapetes funcionam muito bem pra disfarçá-las.
  • Cortinas: Por mais que seja um investimento maior, elas mudam a cara de uma casa! A dica aqui é mandar fazer cortinas generosas com bainhas grandes, para o quanto houver uma mudança, você vai conseguir adapta-las facilmente ao seu novo lar, fazendo a bainha.
  • Roupa de cama: Uma roupa de cama no estilo hotel pode ser o diferencial do seu quarto, e você consegue guardar em uma mala e levar para o seu novo lar.

05. Deixe sua casa viva, Invista em plantas

No geral, plantas são ótimas para trazer aquela sensação de natureza para dentro de casa. Mas na hora de escolher você precisa ter atenção quanto ao tipo de planta: escolha aquelas que se dão bem em ambiente interno, no Garden Center, ela recebe o nome de sombra. São fáceis de identificar, elas normalmente ficam na parte coberta.

E na hora de dispor as plantinhas, libere a imaginação: elas podem ficar apoiadas diretamente no chão, em prateleiras, estantes, ou penduradas como as Kokedamas.

6. Evite papel de parede, aposte na tinta

Além do trabalho que dá para aplicar, eles podem ficar enrugados e normalmente são caros, sendo necessários uma boa mão de obra pra fazer a instalação.

Além disso, quando você precisar se mudar, é impossível levá-lo. Então evite dor de cabeça e aposte na boa e velha tinta, opção de cor, é o que não faltam.

7. Invista em mobiliário solto, de design e de tamanhos “padrões”.

Ainda na linha de “levo comigo quando me mudar” cadeiras de design assinado, um buffet bonito, uma mesa de um tamanho “padrão” ou um carrinho de café fazem toda diferença na decoração. É claro que tudo tem que sem bem pensado e posicionada, para que a composição fique harmônica e aconchegante.

8. Evite fazer moveis planejados, a menos que o proprietário tope assumir parte do custo

A gente sabe que armário de cozinha e banheiro normalmente são embutidos, e quando a casa não tem isso faz uma falta danada.
Ao mesmo tempo, sabemos que esse é um investimento e tanto. Então, se o proprietário não puder assumir esse custo com você, opte por estantes multiuso e caixas organizadoras pra ficar arrumadinho.

9. Organize a decoração do apartamento alugado: Esconda/ organize os fios

Ninguém gosta daquele verdadeiro ninho de fios e cabos né?! E se não dá pra embutir o fio na parede, você pode deixar eles organizados, mas nunca use uma canaleta de pvc. NUNCA! rs

Para te ajudar, você pode organizar os fios com um espiral, de preferencia, pintada de uma cor próxima a cor da sua parede. E nós sabemos que não eles não vão sumir totalmente da parede. Por isso, a nossa dica é colocar um vaso ou porta retrato na frente. No fim, é uma Sem quebrar a parede e sem obra é o máximo que você consegue!

10. Se puder, contrate uma consultoria de arquitetura/ interiores

Juntar todas essas dicas pode ser um pouco cansativo e dar um trabalhão. Mas existem muitos profissionais que fazem isso on-line, com um custo bem mais baixo, e que podem te ajudar muito na disposição do layout, escolha de cores e mobiliário ideal.

Não se esqueça de escolher tudo bem no seu estilo, e eu tenho certeza que você nem vai se lembrar que o apartamento é alugado. Só não pode deixar o aluguel vencer ein?!

No final, não é tão difícil deixar a sua casa funcional e ainda mais bonita. Você só precisa pensar em qual estilo você gosta mais, aplicar essas dicas e colocar as mãos na massa!

Até o próximo post,

Com carinho,

Equipe Vivian Chiabay.

Um comentário em “Dicas de decoração para apartamento alugado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *